skip to Main Content

Por que é tão importante um logotipo estratégico para sua empresa?

Por: Bruno Augusto, Diretor de arte da Plano A.

Gerenciar, idealizar e reformular a comunicação de  uma empresa não é uma tarefa fácil.

É sempre importante criar uma ação estratégica para o seu negócio, mas muitas empresas decidem não investir em um logotipo por exemplo.

 E por que é tão importante? Aqui iremos explicar um pouco.

O logotipo é chamado também de “LOGO” ou “LOGOMARCA”.  E vale ressaltar que logomarca é uma forma errada de se chamar a identidade da sua empresa, o correto é “LOGOTIPO” ou abreviado “LOGO”. Já marca é o símbolo associado à identidade visual, ou seja, a marca vem junto com o logotipo.

Agora a pergunta que não quer calar, por que é tão importante ter um logotipo e um manual de identidade visual?

O logotipo é o ponto inicial que vai comunicar a sua empresa com o mundo, por isso deve-se ter um estudo, juntamente com o cliente (público-alvo) e outras estratégias para ter algo funcional. Porém, uma das situações que refletem diretamente nos resultados da empresa, e que muitas vezes é colocado em segundo plano, é a criação do logotipo. Isso acontece muitas vezes porque boa parte das pessoas acham que o logotipo é apenas uma decoração, um charme para a empresa e isso não poderia estar mais errado.

Um bom logotipo tem o potencial de gerar resultados reais para uma empresa. Mas como um “desenho” pode gerar lucro e dar visibilidade ao seu negócio? A resposta é simples: o ser humano identifica padrões. Ao longo dos séculos o ser humano criou esses padrões através das estrelas, do sol, etc, até mesmo os hieroglifos do antigo Egito e o nosso alfabeto como o conhecemos hoje, fazem parte desse padrão.

Funciona da mesma forma com o logotipo. Assim que sua empresa se apresentar utilizando o logotipo como um padrão, as pessoas relacionarão a figura com a companhia e então estabelecerá uma relação entre ambos.

Resumindo, quando as pessoas pensarem na sua empresa, a primeira imagem que vai vir na cabeça delas é o logotipo.

Por esse motivo, marcas de sucesso como Adidas, Nike, Starbucks, McDonalds estão fixadas no nosso cérebro, não precisa da forma escrita, o símbolo (marca) as cores, já remetem imediatamente o cérebro humano à marca.

E o manual de identidade visual?

Pois é! Ele, como o próprio nome diz, é um manual de como usar e aplicar o logotipo da sua empresa. Vamos supor uma situação: você tem um parceiro de negócios, e o mesmo pede seu logotipo para aplicar nas peças visuais; É de suma importância que você transfira esse manual junto com seu logotipo, pois ele vai ditar como o seu logo deve ser aplicado nas peças para não ocorrer distorções na identidade visual da sua empresa.

Confira abaixo alguns dos itens que fazem parte do manual de identidade visual ou mais comumente chamado de MIV:

• Uso principal do logotipo (versão preferencial da sua marca)
• Uso secundário do logotipo (outras versões que podem variar do seu logotipo, isso não é regra, nem sempre um logotipo possui uma versão secundária)
• Aplicação de cores
• Uso de fontes (tipografia)
• Tamanho mínimo de aplicação em materiais
• Espaçamento do seu logotipo com os outros itens da peça Na Plano A pensamos em tudo isso pra você, fazemos o estudo do B2B, B2C entre outras estratégias para que seu logotipo passe a essência da sua empresa. Fale com a gente!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top