skip to Main Content

O Dispo pode se tornar a próxima febre das mídias?

Por: Luiza de Lucas, colaboradora de conteúdo para a Plano A.

Dispo é um aplicativo que está bombando, por enquanto apenas na Apple Store. O Instagram ultimamente virou muito mais que uma rede social de compartilhar momentos por fotos e vídeos, ele é uma plataforma comercial. Por mais que tenha tantas ferramentas novas, usuários dos tempos de ouro sentem falta da simplicidade. Foi assim que o Dispo App nasceu! Um dos cofundadores é David Dobrik.

David Dobrik, 24. Personalidade da internet e empresário.

David é um criador de conteúdo desde os primórdios do humor da internet, lá com o Vine App (R.I.P em 2016, sentimos saudades desse queridinho das mídias), que disponibilizava aos internautas uma plataforma de vídeos curtos de 6 segundos! Difícil de acreditar que um App assim faria sucesso, né? Mas foi através do Vine que muitos famosos hoje em dia ficaram conhecidos. Além de David que hoje em dia é Youtuber e empreendedor, outros famosos também filhos do Vine são Shawn Mendes (cantor), Cameron Dallas (modelo) e Zach King (ilusionista).

Enquanto os Apps ao lado tem mil e uma funcionalidades, a proposta do Dispo é única, direta e simples: ser um aplicativo de fotos que simule câmeras analógicas descartáveis! Isso mesmo, inspiradas nas Kodak’s descartáveis populares lá nos anos 90. Ao pé da letra, o nome desse aplicativo é um termo mais curto para a palavra “disposable” que em inglês significa “descartável”.

Exemplo de câmera descartável. Reprodução: https://photojottings.com/kodak-funsaver-review/

No Dispo, você olha através de um visor, que nem nas máquinas antigas. Pode escolher se quer a câmera frontal ou traseira e optar ainda pelo uso ou não do flash. Daí é só fazer as suas melhores poses e aguardar as fotos serem reveladas, às 9am do dia seguinte elas estarão prontinhas em um rolo de filmes dentro do App. O mais legal, é que ao seguir seus amigos, vocês podem criar Rolos de Filmes juntos! Para alguns pode até bater uma nostalgia da época em que uma câmera analógica saía de mão em mão no rolê, e você só ia descobrir as fotos no dia seguinte. 

Dobrik disse ao New York Times que com esse aplicativo, você consegue recriar essas experiências de forma mais genuína, sem a necessidade de ficar horas e horas obcecado por tirar a famosa “foto perfeita”. 

Você não consegue ver a foto na hora, você nunca vai precisar prestar atenção na iluminação (…) você apenas segue seu dia, e na manhã seguinte você consegue reviver os momentos.

Interface inicial do Dispo App.

Nesta plataforma não há opção de legendas ou edição de imagem, seu resultado será o simples momento eternizado. Em dezembro de 2019 o cofundador lançou um protótipo chamado David’s Disposable, mas com o passar do tempo viu que tinha muito mais potencial do que ele imaginava. Foi então oficialmente lançado na versão beta na última sexta-feira dia 19 de fevereiro de 2021, e mesmo com pouco tempo a plataforma já tem aproximadamente 10 mil usuários beta cadastrados, avaliada em US$ 200 milhões.

Por mais que a caixa de comentários não seja uma ferramenta pensada por Dobrik e sua equipe, tiveram a brilhante ideia de criar Rolos de Filme coletivos, onde você pode ser convidado para adicionar fotos a um Rolo de uma temática específica, como por exemplo “fotos do céu” ou “café da manhã” onde seus amigos podem compartilhar os mesmos momentos de perspectivas diferentes, cada um em sua casa, bairro, cidade, e até país. É uma ótima maneira de se aproximar de quem você ama em tempos tão difíceis como nessa época de pandemia.

Rolos de filmes de Anyha Garcia.

É claro que eventualmente surgirão outras plataformas que tentarão imitar a proposta, mas David acredita que o Dispo é única pois quando você vê uma foto revelada, fica animado já que nunca vai conseguir tirar outra igual. Ela não pode ser copiada, ou ter os mesmos efeitos que outras, ela apenas acontece!

Eai, está pronto pra embarcar em mais uma rede social? Por enquanto ela é apenas para o sistema iOS e funciona por meio de convites. Cada pessoa que entra tem direito a 20 “Dispo Invites” para enviar para quem quiser, lembra bastante a dinâmica do Clubhouse. Fica ligado nas redes sociais para conseguir a sua entrada para esse novo universo das câmeras analógicas descartáveis da Dispo!

Dica de amigo da Plano A: “Se você tem Twitter, procure palavras-chave como “dispo invites” ou “convite dispo” e fique atento para pessoas distribuindo convites. Há quem venda convites, mas não vai cair nessa, viu? A melhor maneira de entrar para a Dispo é com pessoas bacanas que não querem nada em troca. Também tem a opção de você se inscrever e aguardar na lista de espera, mas essa daí já deve pra lá de cheia, né? Então chame seus amigos, apresente o Dispo e comece uma verdadeira caça ao tesouro de convites, porque essa rede vai dar o que falar” Luiza.


Luiza de Lucas tem 21 anos e é estudante do último ano de Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima. Entrou para a equipe da Plano A em janeiro de 2021.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top